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Dúvidas no Sistema de Compra Online de Vale Transporte

Como cadastrar uma nova empresa?
Acessar o site www.riopretrans.com.br VALE TRANSPORTE, Acesso ao Sistema: Não tem Cadastro? Cadastro de empresas e Operadores
Selecionar o campo Tipo Pessoa JURÍDICA, preencher todos os dados, gravar e aguardar liberação do cadastro. O Operador é a pessoa que vai realizar os pedidos de créditos no sistema on-line. O cartão e o pedido de créditos só poderão ser realizados após a liberação do cadastro da empresa, que tem o prazo de até 48 horas.

Não tenho empresa, consigo comprar vale-transporte para minha funcionária doméstica?
Sim, o procedimento é o mesmo de uma nova empresa, basta alterar o campo Tipo Pessoa JURÍDICA para Tipo Pessoa FÍSICA.


Como cadastrar os funcionários da empresa?
Operadores, Usuários, preencher todos os campos solicitados na tela DADOS e SALVAR, se o usuário já possui cartão, a liberação é feita no ato do cadastro, onde o nome já vai aparecer em CADASTRADOS, caso o usuário não possua cartão, a empresa deverá aguardar o prazo de até 48 horas para liberação.


Como remover um funcionário que já saiu da empresa?

Operadores, Usuários, selecionar o funcionário na tela CADASTRADOS fazendo com que ele apareça na tela DADOS, clicar em REMOVER VÍNCULO.


Se meu funcionário já possui cartão vale-transporte eu preciso pedir outro?

Não, ele vai utilizar o mesmo cartão, basta vincular o ele através da tela Operadores -> Usuários.


Como faço pedido de créditos?

Pelo menu Operadores -> requisições, clique em NOVA REQUISIÇÃO (lado esquerdo da tela), CONSULTA (lado direito da tela), colocar a quantidade de créditos na frente do nome de cada usuário, INCLUI SELECIONADOS, TIPO PAGAMENTO (BOLETO ou A VISTA) GRAVA NOVA, AUTORIZA, se o tipo de pagamento escolhido for BOLETO, clique em BOLETO para gerar e imprimir, caso seja A VISTA, clique na opção LISTAGEM para gerar e imprimir a listagem que deverá ser apresentada no guichê.


Posso solicitar créditos pra todos os funcionários de uma única vez?
Sim, se for a mesma quantidade de créditos para todos os usuários cadastrados.
NOVA REQUISIÇÃO, CONSULTA, selecione o campo TODOS, coloque a quantidade de créditos e clique em ADICIONA SELECIONADOS, selecione o tipo pagamento BOLETO ou A VISTA, GRAVA NOVA e AUTORIZA.


Qual a diferença de pagamento BOLETO e pagamento A VISTA?
A opção BOLETO não é necessário comparecer ao TERMINAL, o boleto pode ser pago em lotéricas ou agências bancárias.
Na opção A VISTA o pagamento é feito no guichê de atendimento do setor de vale transporte no TERMINAL URBANO, de segunda à sexta das 8 às 18 horas.


Acabei de pagar o boleto, os créditos já estão liberados no cartão?
O prazo para compensação do pagamento e liberação dos créditos é 1 dia útil após a data do pagamento do boleto, e o prazo para recarga ser efetivada no cartão é de até 48 horas após a liberação, pois a recarga embarcada depende da atualização dos ônibus.


Fiz uma requisição com tipo de pagamento à vista, posso alterar e pagar como boleto?
Não, a requisição quando Autorizada, fica irreversível, sendo assim é necessário fazer uma nova requisição e desconsiderar a atual.


Fiz uma requisição como pagamento boleto, posso alterar e pagar à vista?
Sim, basta fazer o pagamento no guichê de atendimento do setor de vale transporte no TERMINAL URBANO, de segunda à sexta das 8 às 18 horas.


Posso alterar a data do boleto?
Sim, é necessário AUTORIZAR a requisição para depois alterar a data no campo DATA BOLETO.


Não consigo imprimir o BOLETO, o que eu faço?
Verificar se a requisição está AUTORIZADA, se não estiver é necessário autorizar para depois conseguir gerar o BOLETO.
Verificar se o tipo de pagamento escolhido foi mesmo BOLETO, se estiver como à vista e já estiver autorizada é necessário fazer uma nova requisição e desconsiderar a atual.
Se a opção BOLETO está vermelho e mesmo assim não conseguir gerar impressão e necessário verificar o POP-UP do seu navegador, o mesmo deve estar configurado para PERMITIR visualização de POP-UP.


Posso cancelar uma requisição?
Sim, mas o cancelamento de requisições é feito no sistema INTERNO, neste caso, envie um e-mail para vt@riopretrans.com.br solicitando o cancelamento, informe no e-mail o CNPJ da empresa e o número da requisição a ser cancelada.


Posso cancelar um crédito indevido?
Sim, temos o processo de cancelamento, neste caso, envie um e-mail para vt@riopretrans.com.br solicitando o cancelamento, informe no e-mail o CNPJ da empresa, o número da requisição, o nome e CPF do usuário, para que possamos colocar os créditos em processo de cancelamento.
O prazo para efetivação e confirmação do cancelamento é de 48 horas após inserção do processo de cancelamento, quando então o saldo cancelado ficará disponível para utilização no sistema.

A empresa tem um saldo em haver, como posso utilizar?
Para utilizar SALDO em haver é necessário fazer o pedido no sistema e clicar na OPÇÃO UTILIZA SALDO, antes de AUTORIZAR a requisição.
Se o pedido for feito na quantidade exata de créditos em haver, a requisição ficará com status de PAGA.
Se o pedido for feito em quantidade maior que o saldo em haver, será gerado um BOLETO com o devido DESCONTO.